Bienal 2014

 

DSCN2720

Esse ano teve a Bienal do Livro aqui em Fortaleza, Ceará e eu estava lá garantindo meus livros! A Bienal foi do dia 06 de dezembro até o dia 14 do mesmo mês. O tema principal foi “Fortaleza de Moreira Campos” um grande escritor cearense.  Eu, de tão ansiosa, fui logo no segundo dia, consequentemente, não peguei as promoções. Mas valeu a pena, voltei com 9 livros, que vou apresentar pra vocês:

1° Oceano no fim do caminho – Neil Gaiman

neilgaiman    Do Gaiman, só conhecia Coraline, o filme infantil, que convenhamos não sei como uma criança ver aquele filme sem ter medo. Ainda não li o livro, mas espero ler em breve. Ele é bem fininho, tem só 202 páginas.

A história fala sobre um homem que volta a casa onde passou a infância e quando volta, é assolado por lembranças da época, coisas assustadoras, estranhas e perigosas. E também por uma garota que ele foi apaixonado na infância, uma menina extraordinária.

Ansiosa pra ler!

2° O lado mais sombrio – A.G. Howard

achoward   O livro é uma recontagem da Alice no País das Maravilhas. Vi por acaso uma vez no Submarino, mas não comprei e, finalmente, comprei na Bienal. As folhas são lindas, são decoradas nas laterais com intrincados de folhas e flores. Ainda não tive certeza, mas parece que ele é o primeiro de uma saga ou trilogia.

A história fala de uma garota, Alyssa Gardner, que ouve os pensamentos das plantas e dos animais, por enquanto ela até consegue esconder sua “insanidade” mas sabe que seu fim é em um sanatório, igual a sua mãe. A insanidade que faz parte da família vem desde sua avó, Alice Lidell (!!!!!!), que falava com Lewis Carroll (!!!!!!!!!!!!), sobre seus sonhos estranhos.

3° Eleanor & Park – Rainbow Rowell

raibowrowell   Quando eu soube da existência desse livro, eu enlouqueci. O livro fala de um garoto que se apaixona por sua vizinha. Os dois amam bandas como The Smiths e The Cure (minhas duas bandas favoritas). Então imagina como  a moça aqui ficou. Quando vi na Bienal, nem pensei duas vezes.

No livro, Park é descendente de coreanos, apaixonado por músicas e quadrinhos. Eleanor é uma ruiva que sempre usa roupas grandes, ela se vê como gorda. A garota problemática da família.

É um livro que fala sobre o primeiro amor, de como ele é intenso e desesperador ao mesmo tempo. Estou muito ansiosa pra ler!

4° Nosferatu – Joe Hill

joehill   Comprei esse livro por que sabia que Joe Hill é filho do Stephen King, e sou fã do King. Não sei muita coisa sobre a história, já que pretendia comprar O Pacto, mas não encontrei.

O livro fala sobre uma menina, Victoria McQueen, que tem um dom, que por meio de uma ponte perto de sua casa, andando de bicicleta, ela pode chegar a qualquer lugar do mundo e resgatar coisas perdidas.  E tem Charlie Talent, que também tem um dom especial, em seu carro ele leva criancinhas para a Terra do Natal. E chega o dia em que, Vic se encontra com Charlie.

E se passa os anos e Vic agora é adulta e tenta esquecer o que passou, mas Charlie não descansa enquanto não conseguir sua vingança.

Isso tá com cara de que vai terminar em amor, mas nunca li um livro do Joe então não posso falar muito.

5° A menina mais fria de Coldtown – Holly Black

hollyblack   Vi esse livro por acaso no Skoob e logo foi pra lista dos desejados. O livro narra a história de Tana que mora em uma Coldtown – uma cidade rodeada por muros. Lá vivem humanos e monstros trancafiados. Quem entra numa Coldtown, jamais pode sair.

Um dia, após uma festa, quanto Tana acorda se depara no meio de cadáveres. Fora ela, os outros sobreviventes foram: seu insuportável ex-namorado contaminado (uma ameaça) e um rapaz que traz consigo um segredo terrível. Assim para salvar a si e ao seu grupo, ela entra numa corrida contra o tempo como único modo que ela conhece: atravessar o coração da Coldtown.

6° Restos Humanos – Elizabeth Haynes

elizabethhaynes   O título me chamou atenção. Ultimamente ando meio chegada a um thriller e o livro promete exatamente isso. A história fala sobre uma mulher, Annabel Hayer, que é uma analista criminal de meia idade que descobre o corpo de sua vizinha em decomposição na casa. O que a intriga é que ninguém sentiu sua falta.

O fato não sai de sua cabeça e ela começa uma investigação e descobre que fatos similares vem acontecendo nos últimos 9 meses. Sem provas concretas para convencer a polícia, Annabel tenta desvendar esses assassinatos sozinha.

Não sei por que, mas alguma coisa nessa sinopse me lembrou o filme Paranóia com o Shia LaBeouf. (risos)

7° Mrs. Dalloway – Virginia Woolf

virginiawolf

Descobri esse livro maravilhoso em uma aula de inglês e o filme (As Horas, baseado no romance) em uma aula de literatura. O livro é um clássico. Gosto de dizer que é um romance psicológico e movimentado, já que ele narra o dia de uma mulher, Clarissa Dalloway, que se prepara pra uma festa que dará a noite. E sai para comprar flores e durante essa caminhada, a narrativa se enlaça com pensamentos, diálogos e pessoas em que ela vê na rua.

Tudo acontece muito rápido da vida de Clarissa e o livro flui rápido da mesma forma.

8° Histórias extraordinárias – Edgar Allan Poe

edgarallanpoe   Poe, Poe, meu querido Poe. Sempre tinha ouvido falar desse velho depressivo, com bigode e que é o gênio do macabro. Até que em uma certa aula de inglês (obrigada Cleiner) tive a oportunidade de fazer um trabalho sobre o Mestre.

Esse livro reúne os mais conhecidos contos do Poe, como o Poço e o Pêndulo, O Gato Preto e a Queda da Casa dos Usher.

 

 

9° Misto Quente – Charles Bukowski

bukowski

Quem não leu Misto Quente, não leu Bukowski. Sempre via frases/textos no Tumblr assinadas com esse nome e soube que era um escritor. Daí eu fui atrás de ler algum livro, mas não sabia qual, era um terreno que eu nunca tinha explorado antes. Então um amigo muito apreciador desse velho bêbado, me recomendou, para iniciar, Misto Quente.

Como sou uma pessoa de sorte, encontrei dando sopa na Bienal. O livro fala de um garoto alemão que se muda com sua família, um pai autoritário, uma mãe ignorante e nenhuma namorada, para os Estados Unidos pós-recessão de 1929. E só tem pela frente, a perspctiva de servir como mão de obra barata em um mundo cada vez menos propícios a pessoas sensíveis e problemáticas.

 

Um comentário sobre “Bienal 2014

Deixe um comentário