Wayne de Gotham

wpid-b612-2015-08-22-22-40-37.jpg

  • Autor: Tracy Hickman
  • Ano: 2012
  • N° de páginas: 270
  • Edição: 1°
  • Tradução: Alexandre Martins
  • Editora: LeYa/ Fantasy – Casa da Palavra.

Passei um tempo sumida né? Estou de volta. Como eu disse a vocês, eu estava muito ocupada estudando para um vestibular que ia prestar para uma universidade estadual do meu estado, eram duas fases, passei na primeira. O espaço de tempo entre a primeira e a segunda fase era de 3 semanas, então tive que estudar muito e passei a ler menos. A segunda fase aconteceu a mais de um mês, e depois dos dois dias de prova, fiquei destruída. Liberdade, cara. Tinha 3 semanas de férias e fiz de tudo, menos ler. Aprendi a tocar violão, fui a museu, visitei amigos que eu não via a tempos e comecei a ler Ele Está de Volta, do Timur Vermes, mas não consegui terminar.

Então, certo dia na casa do meu namorado, deixada de lado por causa do vídeo game, peguei esse livro pra ler. Eu mesma que dei de presente pra ele e comecei a ler sem compromisso, e gente eu amei.

Sabe o último filme do Batman? O Cavaleiro das Trevas Ressurge? Ali, ele já está velho, dá pra perceber por conta do problema nas articulações do joelho. Levando em conta a ordem cronológica do filme, é como se o livro se passasse depois daquele filme. Bruce Wayne já está com seus 40 e poucos anos quase 50, já sente o peso do tempo e depende muito da bat-roupa. Não é novidade pra quem gosta, que o Bruce idolatra seus pais, pra ele é como se fossem intocáveis, heróis perfeitos. Porém, ele descobre que nem sempre Thomas Wayne foi assim.

Após algumas das pessoas mais ricas de Gotham apresentarem um estranho comportamento, como se estivessem hipnotizadas, Batman vai atrás de Spellbinder, a Oradora. Porém ela também parece estar hipnotizada… Por um boneco ventríloquo chamado Woody Scarface. Chegando lá, Woody o espera com um convite para uma festa, e no convite a informações criptografadas sobre o passado da família Wayne, só tem um problema, há convites espalhados por toda Gotham.

Essas mensagens contam o passado de Thomas, quando trabalhava com o renomado pesquisador alemão Ernst Ritcher, no Projeto Elísio, que pretende transformar Gotham para sempre, extinguindo sua criminalidade, transformando a cura ética e social em um vírus capaz de introduzir memórias falsas, fazer transferência química de pensamento e desenvolver modificadores de motivação básica. Porém todo o plano dá errado quando os pacientes-teste evoluem demais e apresentam um reforço nas características genéticas e evolução do pensamento crítico, ético e racional. Assim nasce os Cavaleiros do Apocalipse: Chanteuse, Ceifador, Discípulo e Destino.

O livro é narrado com uma regressão no tempo, alternando entre Thomas e Bruce. Fala muito do Thomas que eu nunca conheci, eu nunca li HQs, um Thomas antes do Bruce, de Martha e da presidência da Wayne Enterprises. Narra como seu pai, Patrick foi duro com ele na infância e na adolescência. Também faz um regresso muito grande na vida de Martha Kane, que se envolvia muito em confusão e, principalmente, com criminosos.

A história tem como um dos planos de fundo o Asilo Elizabeth Arkham, feito pela família Arkham serio msm. O Asilo Arkham foi inspirado em histórias de terror de HP Lovecraft e o modo em que o Asilo é reformado é bem parecido com a lenda urbana da Mansão Winchester, nos Estados Unidos. Jeremiah, filho de Amadeus Arkham, acreditou que o hospício era atormentado por espíritos e decidiu fazer reforma atrás de reforma, e coisas sem sentidos como uma varanda de frente pra uma parede de concreto, justo com o pensamento de “confundir” os fantasmas.

Eu nunca li HQs mas conheço muito sobre, já que eu procuro me informar sobre a história escrita antes de ver o filme, e isso aconteceu com Batman. O livro faz uma insinuação do Piada Mortal onde o Coringa sequestra, fere gravemente, e supostamente estupra, Barbra Gordon, filha do Comissário. Há boatos de que a DC irá se responsabilizar pela animação do Piada Mortal. E animação da DC não é infantil, nem um pouco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s